A propósito do Dia Mundial da Saúde faz todo o sentido abordar um tema extremamente preocupante e em relação ao qual as Termas de Caldelas pretendem ter um papel ativo na prevenção e tratamento: A obesidade!
A obesidade é considerada pela OMS uma epidemia e tem impacto direto na morbilidade e mortalidade dos cidadãos.
Afeta 28,7% dos adultos portugueses, com mais de dois terços da população a apresentar excesso de peso (67,6%); 13,5% das crianças dos 6 aos 8 anos vivem com obesidade. Segundo a Direção Geral de Saúde (DGS), esta elevada prevalência juntamente com os fatores de risco, como a alimentação inadequada e a inatividade física, têm contribuído para a “desaceleração ou até reversão dos avanços em saúde” registados nas últimas décadas.
Ainda segundo a DGS, a obesidade tem um impacto significativo na carga da doença da população portuguesa, sendo o segundo fator de risco que mais contribui para a perda de anos de vida saudáveis.
Nas Termas de Caldelas queremos ajudar a contrariar esta tendência que tanto prejudica a saúde da população. Temos um programa multidisciplinar focado na saúde e emagrecimento em que é avaliado o estado nutricional assim como as necessidades nutricionais e energéticas de cada indivíduo, determinando os objetivos de emagrecimento e é então estruturado um plano alimentar adequado aos objetivos propostos; paralelamente são realizados tratamentos termais específicos que complementam o acompanhamento nutricional.
Prevenir e tratar a obesidade é ganhar saúde!
Rita Gueiral | Nutricionista